Home / Dicas e Noticias / 10 super dicas para conseguir um emprego rápido segundo especialistas

10 super dicas para conseguir um emprego rápido segundo especialistas

Confira todas as dicas para conseguir aquele emprego dos sonhos.

Em 2016, o número de desempregados aumentou em mais de 2 milhões. No ano passado, 12 milhões de brasileiros se encontraram sem emprego e as expectativas para 2017 também não são tão boas. Se você faz parte dessa estatística e está procurando trabalho, existem dicas fundamentais para conseguir uma entrevista e, é claro, se dar bem nela. Quer saber quais são elas?

ATUALIZE SEMPRE SEU CURRÍCULO

Parece uma dica simples, mas ela é fundamental. Muitas vezes, a gente se esquece de atualizar o currículo e, na urgência, encaminhamos um documento desatualizado e podemos perder a vaga por causa desse deslize.

MANTENHA O FOCO NA VAGA CERTA PARA VOCÊ

No desespero para conseguir um emprego, é comum “atirar” para todos os lados e se candidatar para qualquer vaga – mesmo quando ela está fora do seu perfil. Este é um erro bem comum! Quem envia o currículo para qualquer vaga tem menos chances de ser chamado, já que existem outras pessoas com o perfil mais adequado. Aliás, aquela história de que o candidato não foi aceito porque “não se encaixou ao perfil da empresa/vaga” é realmente verdadeira, então, mesmo se você for chamado para a entrevista, é bem provável que não passe.

TALENTOS EXPLORE SEUS VERDADEIROS TALENTOS

O autoconhecimento é fundamental. Quando perguntam para você em uma entrevista quais são seus defeitos e suas qualidades, o entrevistador busca entender se você realmente se conhece e sabe identificar que tipo de trabalho gosta de fazer. Quando você identifica seus verdadeiros talentos, consegue otimizar a sua busca pelo emprego ideal, afinal, não vai se inscrever para qualquer vaga e a possibilidade de se dar bem na entrevista aumenta – é mais fácil vencer quando jogamos em território conhecido.

OPTE POR EMPRESAS QUE SE PARECEM COM VOCÊ

Antes da entrevista, é importante pesquisar sobre a empresa: “Quanto mais alinhado aos valores da empresa, mais perfil um profissional tem para trabalhar nela. Um dos aspectos mais importantes analisados pelos especialistas em Recursos Humanos nos candidatos é o quanto eles se identificam com a visão, missão e valores da companhia”. Então, quando você se identifica com a empresa, com seus valores e com a sua cultura, fica bem mais fácil conquistar o entrevistador e também curtir o emprego depois que você passar na entrevista. A sinergia que acontece durante a conversa com o profissional de RH ou com o gestor da área é bem mais eficaz quando você realmente admira a proposta do lugar.

ATUALIZE-SE SEMPRE

Você precisa estar atualizado sobre o que acontece no mundo para se dar bem em uma entrevista de emprego. “Estar atento às atualidades ajuda o candidato a saber o que anda acontecendo no mercado, além de ser uma ótima oportunidade para compartilhar opiniões, ideias e experiências, através de grupos de discussão”. Além de dominar os conhecimentos gerais, é importante realizar cursos para também se manter atualizado na sua área de atuação. Muitas áreas estão mudando em uma velocidade assustadora por causa da tecnologia e da internet, e isso muda a interação entre empresa e cliente e entre cliente e produto. Por isso, se você não acompanhar essas mudanças, vai ficar para trás.

NETWORKING ESSE É O SEGREDO

Networking é um dos principais aliados para alavancar a sua carreira. Mantenha contato com seus colegas de faculdade ou de curso, participe de eventos da área, visite feiras e faça contatos. Mesmo com todas os sites de busca de emprego, o networking ainda é a ferramenta mais eficaz para conseguir uma vaga dentro do seu perfil. Não basta conhecer as pessoas certas, é preciso estar se comunicando com elas com frequência para conseguir uma indicação.

A IMPORTÂNCIA DO SEU COMPORTAMENTO NA ENTREVISTA

Apesar das mudanças drásticas no perfil de várias empresas, algumas dicas de comportamento durante a entrevista seguem iguais. Os principais erros cometidos durante o processo que podem te afastar da vaga: “Atrasos e falta de respeito, ingratidão, desconhecimento sobre si mesmo, se vangloriar, falta de noção salarial, não questionar e pressionar o entrevistador são os maiores erros cometidos durante uma entrevista”. Mas erros sutis também podem te prejudicar, como, por exemplo, erros de ortografia, excesso de informalidade e contradição no discurso.

 APRENDA A FAZER UM BOM CURRÍCULO

Para conseguir uma entrevista, entretanto, é importante ter um bom currículo – e não falamos apenas de experiência na área desejada, afinal é possível ter um bom emprego sem ter muita experiência. Um bom currículo deve ser bem construído. Alguns erros simples podem eliminar o candidato antes da entrevista: “visual e cores chamativas, excesso de informação, falta de foco, confundir experiência pessoal e profissional e erros de ortografia podem prejudicar o candidato”.

Confira Como elaborar um currículo campeão

PREPARAÇÃO ! 

Pesquise sobre a empresa, pense em tudo o que você tem de melhor, aponte, mesmo que mentalmente, como você pode ajudar a empresa na vaga desejada para que, na hora da entrevista, você saiba exatamente o que dizer. Demonstre interesse na empresa e na oportunidade e seja você mesmo. Nas entrevistas, é fundamental transmitir segurança e você só consegue fazer isso quando demonstra quem você é de verdade. Não force a barra e finja ser quem você não é. Aliás, é péssimo quando um candidato passa na entrevista e, na vaga, muda seu comportamento. Muitos profissionais garante quem as empresas contratam por competência e demitem por comportamento.

MANTENHA A CALMA

Saiba que a concorrência no mercado aumentou porque muitas pessoas estão procurando emprego, então, leve isso em consideração e não surte. Seja persistente, paciente e dedicado. Não existe fórmula mágica para conseguir um emprego, existe compatibilidade entre o candidato e a empresa e sinergia durante a entrevista. Por isso, use e abuse de todas as tecnologias que estão disponíveis e cadastre sem currículo em todos os sites possíveis para aumentar a visibilidade. Se você trabalhar em uma área que peça portfólio, mantenha o seu sempre atualizado em sites especializados. Isso vai ampliar o alcance do seu trabalho e possivelmente te apresentar para profissionais que se interessem pelo o que você faz. O mais importante é se manter atualizado, respeitar a empresa e o profissional que vai realizar a sua entrevista e confiar no seu currículo. Pode demorar, mas com essas dicas, temos certeza que a busca vai ser mais fácil. Boa sorte!

About thiago

Check Also

currículo

Como elaborar um currículo campeão

Na hora de redigir um currículo você saberia o que colocar e o que é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!