Confira todas as dicas para conseguir aquele emprego dos sonhos.
Em 2016, o número de desempregados aumentou em mais de 2 milhões. No ano passado, 12 milhões de brasileiros se encontraram sem emprego e as expectativas para 2017 também não são tão boas. Se você faz parte dessa estatística e está procurando trabalho, existem dicas fundamentais para conseguir uma entrevista e, é claro, se dar bem nela. Quer saber quais são elas?
ATUALIZE SEMPRE SEU CURRÍCULO
Parece uma dica simples, mas ela é fundamental. Muitas vezes, a gente se esquece de atualizar o currículo e, na urgência, encaminhamos um documento desatualizado e podemos perder a vaga por causa desse deslize.
MANTENHA O FOCO NA VAGA CERTA PARA VOCÊ
No desespero para conseguir um emprego, é comum “atirar” para todos os lados e se candidatar para qualquer vaga – mesmo quando ela está fora do seu perfil. Este é um erro bem comum! Quem envia o currículo para qualquer vaga tem menos chances de ser chamado, já que existem outras pessoas com o perfil mais adequado. Aliás, aquela história de que o candidato não foi aceito porque “não se encaixou ao perfil da empresa/vaga” é realmente verdadeira, então, mesmo se você for chamado para a entrevista, é bem provável que não passe.
TALENTOS EXPLORE SEUS VERDADEIROS TALENTOS
O autoconhecimento é fundamental. Quando perguntam para você em uma entrevista quais são seus defeitos e suas qualidades, o entrevistador busca entender se você realmente se conhece e sabe identificar que tipo de trabalho gosta de fazer. Quando você identifica seus verdadeiros talentos, consegue otimizar a sua busca pelo emprego ideal, afinal, não vai se inscrever para qualquer vaga e a possibilidade de se dar bem na entrevista aumenta – é mais fácil vencer quando jogamos em território conhecido.
OPTE POR EMPRESAS QUE SE PARECEM COM VOCÊ
Antes da entrevista, é importante pesquisar sobre a empresa: “Quanto mais alinhado aos valores da empresa, mais perfil um profissional tem para trabalhar nela. Um dos aspectos mais importantes analisados pelos especialistas em Recursos Humanos nos candidatos é o quanto eles se identificam com a visão, missão e valores da companhia”. Então, quando você se identifica com a empresa, com seus valores e com a sua cultura, fica bem mais fácil conquistar o entrevistador e também curtir o emprego depois que você passar na entrevista. A sinergia que acontece durante a conversa com o profissional de RH ou com o gestor da área é bem mais eficaz quando você realmente admira a proposta do lugar.
ATUALIZE-SE SEMPRE
Você precisa estar atualizado sobre o que acontece no mundo para se dar bem em uma entrevista de emprego. “Estar atento às atualidades ajuda o candidato a saber o que anda acontecendo no mercado, além de ser uma ótima oportunidade para compartilhar opiniões, ideias e experiências, através de grupos de discussão”. Além de dominar os conhecimentos gerais, é importante realizar cursos para também se manter atualizado na sua área de atuação. Muitas áreas estão mudando em uma velocidade assustadora por causa da tecnologia e da internet, e isso muda a interação entre empresa e cliente e entre cliente e produto. Por isso, se você não acompanhar essas mudanças, vai ficar para trás.
NETWORKING ESSE É O SEGREDO
Networking é um dos principais aliados para alavancar a sua carreira. Mantenha contato com seus colegas de faculdade ou de curso, participe de eventos da área, visite feiras e faça contatos. Mesmo com todas os sites de busca de emprego, o networking ainda é a ferramenta mais eficaz para conseguir uma vaga dentro do seu perfil. Não basta conhecer as pessoas certas, é preciso estar se comunicando com elas com frequência para conseguir uma indicação.
A IMPORTÂNCIA DO SEU COMPORTAMENTO NA ENTREVISTA
Apesar das mudanças drásticas no perfil de várias empresas, algumas dicas de comportamento durante a entrevista seguem iguais. Os principais erros cometidos durante o processo que podem te afastar da vaga: “Atrasos e falta de respeito, ingratidão, desconhecimento sobre si mesmo, se vangloriar, falta de noção salarial, não questionar e pressionar o entrevistador são os maiores erros cometidos durante uma entrevista”. Mas erros sutis também podem te prejudicar, como, por exemplo, erros de ortografia, excesso de informalidade e contradição no discurso.
APRENDA A FAZER UM BOM CURRÍCULO
Para conseguir uma entrevista, entretanto, é importante ter um bom currículo – e não falamos apenas de experiência na área desejada, afinal é possível ter um bom emprego sem ter muita experiência. Um bom currículo deve ser bem construído. Alguns erros simples podem eliminar o candidato antes da entrevista: “visual e cores chamativas, excesso de informação, falta de foco, confundir experiência pessoal e profissional e erros de ortografia podem prejudicar o candidato”.
Confira Como elaborar um currículo campeão
PREPARAÇÃO !
Pesquise sobre a empresa, pense em tudo o que você tem de melhor, aponte, mesmo que mentalmente, como você pode ajudar a empresa na vaga desejada para que, na hora da entrevista, você saiba exatamente o que dizer. Demonstre interesse na empresa e na oportunidade e seja você mesmo. Nas entrevistas, é fundamental transmitir segurança e você só consegue fazer isso quando demonstra quem você é de verdade. Não force a barra e finja ser quem você não é. Aliás, é péssimo quando um candidato passa na entrevista e, na vaga, muda seu comportamento. Muitos profissionais garante quem as empresas contratam por competência e demitem por comportamento.
MANTENHA A CALMA
Saiba que a concorrência no mercado aumentou porque muitas pessoas estão procurando emprego, então, leve isso em consideração e não surte. Seja persistente, paciente e dedicado. Não existe fórmula mágica para conseguir um emprego, existe compatibilidade entre o candidato e a empresa e sinergia durante a entrevista. Por isso, use e abuse de todas as tecnologias que estão disponíveis e cadastre sem currículo em todos os sites possíveis para aumentar a visibilidade. Se você trabalhar em uma área que peça portfólio, mantenha o seu sempre atualizado em sites especializados. Isso vai ampliar o alcance do seu trabalho e possivelmente te apresentar para profissionais que se interessem pelo o que você faz. O mais importante é se manter atualizado, respeitar a empresa e o profissional que vai realizar a sua entrevista e confiar no seu currículo. Pode demorar, mas com essas dicas, temos certeza que a busca vai ser mais fácil. Boa sorte!